top of page

RESI

DÊN

CIA artística

Residência irá reunir 3 artistas na Galeria EIXO Reserva durante as próximas semanas. O projeto experimental, inédito para a galeria, tem a proposta de evidenciar o fazer artístico, que se dará pelo cotidiano desses artistas emergentes, suas experimentações e conversas. O objetivo é que os artistas desenvolvam suas próprias pesquisas, acompanhando a si mesmos sem uma orientação externa, e se dispondo a tudo que os cerca como artistas: a sujeira, os tubos esmirrados, os fios que restam da costura, a paleta enlameada, a felicidade de um processo em arremate e a frustração do seu revés.

 

Breno Gama, Laura Sauerbronn e Marina Cespe estarão na galeria todos os dias a partir de 27 de março e será possível visitá-los para possíveis diálogos e trocas acerca do fazer artístico.

 

Galeria EIXO RESERVA

Rua Visconde Rio Branco 880. São Domingos, Niterói.

Todos os dias das 13h às 17h



 

Marina Cespe é artista visual, graduanda em pintura pela EBA – UFRJ e coordenadora de produção na Galeria Eixo. Sua Prática se debruça sobre a ideia de híbrido na formação da identidade contemporânea, transitando entre pintura e escultura como uma estratégia de tensionar os acordos entre corpo e máquina dentro da lógica de produção neoliberal, e traçando paralelos entre vivências carnais e lembranças mecânicas. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: IX Bienal da EBA, 2023; Mancha, 2023; Dádiva, 2023; Esquenta, 2023; Vestígios; 2023; Poéticas do Saber, 2023; Balahaus, 2023.

 

Breno Gama é artista-pesquisador, graduando em Pintura – EBA (UFRJ) e assistente de produção na galeria EIXO RESERVA. Sua investigação pictórica explora a deformação, a dismorfia corporal, a dissociação e a volatilidade da percepção e autopercepção relacionada ao corpo. Aborda questões associadas a corpos dissidentes, sobretudo do corpo gordo e queer, a partir de sua subjetividade, no intuito de tocar e ressoar no coletivo. Através da criação e da materialidade pictórica, o artista tem o intuito de sublimar e explorar fugas e saídas para a violência e a condição de alteridade. Participou de exposições como: V PEGA, 2024; Aqui, 2024; Afetos Insurgentes: corpos em conexão, 2023; Esquenta, 2023.

 

Laura Sauerbronn é artista visual graduanda em Pintura pela EBA-UFRJ e assistente de produção na Galeria EIXO RESERVA. Seu trabalho tem como o principal objetivo a pesquisa e exploração da memória e representação feminina, atravessadas por um recorte afetivo. Utilizando-se de técnicas de arte têxtil, em especial o bordado e o patchwork, busca refletir sobre o papel cultural que este tipo de material e técnicas carregam, os espaços em que os encontramos e como as mulheres historicamente se relacionaram com esta linguagem.

bottom of page