top of page

paralela EIXO 2024

agendaa

FERNANDA PERALTA

São Paulo, Brasil.

participa da exposição presencial e virtual

mini bio

Nascida e criada na cidade de São Paulo, Fernanda Peralta (1992) formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em 2018, tendo também frequentado a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla, no sul de Espanha entre 2015 e 2016. Estudou desenho geométrico e arquitetônico, observação e desenho anatômico, explorando técnicas como xilogravura, serigrafia, aquarela e carvão.
A maior parte de seu trabalho hoje é feita entre pintura e escultura, também lançando mão de gravuras, colagens e pequenas instalações. Seus materiais são guache, tinta acrílica, pastéis oleosos, lápis de cor, cerâmica e esmalte de alta temperatura, os quais usa para explorar temas diversos. Alguns exemplos são a relação entre a figura humana e a paisagem, corpos d'água, fauna e flora locais do Brasil e da América do Sul, memória e identidade como artista latina.
Seu trabalho transmite sentimentos e sensações por meio de cores, padrões, luz e sombra, utilizando elementos do cotidiano como fonte de inspiração para a criação. Tanto o comum quanto o onírico são suas principais inspirações. “Desenho o que vejo à minha frente, mas também o que encontro nos sonhos e no mundo do fantástico e da imaginação”.
Inspirando-se fortemente no gênero literário do realismo mágico, seu trabalho frequentemente retrata espaços, cenários e ambientes de fantasia em que a composição é percebida como quase real, mas os elementos e o sentimento geral transmitem algo de fantástico, improvável ou inexplicável.​

sobre

Série "fruta-sonho"
A série fruta-sonho foi iniciada em 2019, com 5 pinturas em guache. O trabalho baseia-se em paisagens fantásticas dentro de frutas tropicais abertas, explorando as formas orgânicas da natureza e como se relacionam com as cores vibrantes e texturas típicas da vegetação e dos frutos. Posteriormente, em 2023, o corpo da obra foi ampliado, com a adição de esculturas de cerâmica dos mesmos frutos, feitas à mão, esmaltadas e
queimadas em alta temperatura. As obras convidam o espectador a explorar o extraordinário e o onírico nos objetos do cotidiano.

Série "Fitologia fantástica"
Ainda explorando o tema da natureza na cerâmica, meu trabalho começou a ganhar uma escala maior e um aspecto mais surreal. Inspiradas nas obras de códices fantásticos, como o Manuscrito Voynich (texto do século 15) e o Codex Seraphinianus (1981), minhas esculturas de cerâmica começaram a assumir a forma de frutas e vegetais inventados. Em 2023, esta ainda é uma pesquisa e um trabalho em andamento.

obras disponíveis

bottom of page