ninho
cromático
evandro oliveira
Atravessada por uma expressiva intensidade cromática, a pintura de Evandro Oliveira entrega em cada acontecimento sobre a tela uma fluência simbólica a que o artista dá corpo em títulos como O ninho, Os guardiões, A cruz ou Três faces.
Os planos oferecem conexões nervosas, não só pela paleta ácida e vibrante, mas também pela relação entre os elementos pictóricos que se formam compondo o espaço.
A ousadia cromática de Evandro, à primeira vista de vocação beirando o "kitsch", desestabiliza a lógica estética do senso comum. E este é mais um lugar de onde se pode experimentar a potente tensão que a pintura do artista oferece por entregar tantos mundos. Tantas portas. O olhar se perde nesta espécie de desassossego com a espantosa aparição de inúmeros recortes e elementos.
Enfim, podemos olhar para estes quadros pensando que a pintura ainda carrega o compromisso de dar ao olho inteligência e aventura.
vilmar madruga
EIXO RESERVA MOSTRA PINTURA DE EVANDRO OLIVEIRA
O pintor mostra sua produção de 2017 até agora, ocupando a galeria EIXO RESERVA com a mostra O ninho cromático. Evandro Oliveira apresenta telas de grandes formatos que privilegia a abstração informal. Segundo Vilmar Madruga, curador do espaço, a pintura do artista é atravessada por uma intensividade cromática onde cada acontecimento sobre a tela carrega uma fluência simbólica, numa espécie de ninho cromático que dá nome à exposição. Todos os trabalhos estarão à venda e a mostra fica aberta ao público nos seguintes dias e horários:
Inauguração dia 08 de junho às 18 horas
Encerramento: dia 21 de julho ÀS 20 horas
Visitação da exposição
Quarta a domingo de 15h às 19h
Estacionamento no local
Crianças somente acompanhadas pelos responsáveis
Galeria EIXO RESERVA - (Reserva Cultural / Niterói)
Av. Visconde do Rio Branco, 880
São Domingos - Niterói / RJ - Brasil
–
Mini Bio do artista
Evandro Oliveira formou-se em Economia tendo também trabalhado como comerciante até o encontro casual com a Arte, passando em 2012 a se dedicar integralmente ao estudo da Arte. Começou seus estudos matriculando-se no Parque Lage em 2012 onde permaneceu até 2017. Depois matricula-se em vários cursos e continua a fazê-lo até aos dias de hoje para aprimorar sua formação. Nascido e criado no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, é um artista visual que cria nas suas pinturas um mundo onírico, primeiro com composições abstratas que evocam a emoção e, depois, passando a inserir figurativo nas composições abstratas para contar fatos da vida cotidiana; de caráter social e, de tensão psicológica.