Chamada
EixoReserva23
Ao reunir no mesmo espaço expositivo um grande número de artistas, sem se valer de qualquer juízo curatorial ou seletivo, a Galeria EixoReserva acolhe a mais espontânea pluralidade de expressões encontradas na arte de quem vive ou trabalha em Niterói.
Mais do que um simples mapeamento da produção artística da cidade e seu entorno, esta chamada é um convite ao deslocamento do olhar para muitas realidades. Muitos mundos, planos e sentidos. Nesta multiplicidade poética - água escondida em tempos de modernidade líquida - há muitos mundos, planos, sentidos. Uma mostra/instalação com jeito de gabinete de curiosidades, onde precisamos do corpo para nos lançar a aventura de estar diante do todo mas se deixar capturar a todo instante pela individualidade de cada uma dessas obras. Vale a pena lembrar a importância da dimensão política de uma mostra que reúne nomes com robusta trajetória no universo artístico ao lado de iniciantes q talvez nunca expuseram numa galeria de arte. Fique à vontade, nome da experiência que o artista Ricardo Pimenta realizou no MAC de Niterói em 2014, inspirou essa mostra que marca a união da Eixo com o Reserva Cultural. A partir do desprotagonismo curatorial do Fique à vontade, dizemos: Sinta-se em casa.
Galeria EixoReserva
Release
Grande ocupação reúne classe artística de Niterói na Galeria EixoReserva
A mostra Chamada 23 marca a união da Eixo Arte Contemporânea com o Reserva Cultural e estará aberta a visitação a partir do dia 4, sábado, e seu encerramento se dará com um finissage com a presença dos artistas no dia 26 de março as 19h. Inspirada no desprotagonismo curatorial da proposta Fique à vontade, realizada pelo artista Ricardo Pimenta em 2014 no MAC, a ocupação pretende ser um mapeamento da atual produção de arte contemporânea em Niterói e seu entorno.
A ideia é transformarmos esta ocupação numa grande instalação com todos os trabalhos identificados e à venda, dizem os organizadores da experiência. Cada artista participa com 1 trabalho de parede, teto ou chão com valor de até 2 mil reais.
Segundo a Galeria EixoReserva, a mostra tem como finalidade aproximar o público desta parcela significativa de artistas locais, numa clara demonstração de resistência e permanência de espaços na cidade que acolham produções nem sempre contempladas pela lógica do senso comum.