paralela EIXO 2024
agendaa
EDUARDO BALTAZAR
Rio de Janeiro, Brasil.
participa da exposição presencial
mini bio
Niterói, 1989. Mora e trabalha no Rio de Janeiro. Tem formação em arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestrado em história da arte pela PUC Rio. Frequentou por três anos a escola de artes visuais do Parque Lage em cursos livres e bolsas de estudo.
Já participou de residências, feiras como Arte Rio e SP Arte e exposições coletivas no Brasil e no exterior, como o 49º SARP (Museu de arte de Ribeirão Preto, 2024), You are innocent in your dreams (Zero art space, Tokyo, 2024), Bronze Noturno (Galeria Refresco - Rio de Janeiro - 2024), Fazer faz corpo (Galeria Quarta Parede, 2024), Matéria Muta (Fábrica Bhering, 2023), Bleu (Galeria Garbelli/Bianca Boeckel - Paris, 2023), entre outras, além de uma individual, Meia-luz, (Galeria Bianca Boeckel, São Paulo, 2023).
"Minhas pinturas de pequeno formato em óleo sobre tela, madeira e linho produzem imagens escuras de contornos difusos. Com a superfície e carga material de diversas camadas como grandes telas que foram sobrepostas e reduzidas sem perder matéria, uma presença em forma de suspensão se coloca em relação ao redor do espaço e de um mundo em frenético estímulo e consumo visual em detrimento da presença e atenção. Densas e escuras, as imagens provocam um tipo de atenção natural que temos no anoitecer, atenta e descansada ao mesmo tempo. Como em um momento meditativo ou de distração espontânea, pela pausa e observação da passagem do dia, as pinturas procuram abrir espaços mentais para uma atenção desarmada oposta à aceleração atual."