# 16   Dalton ROMÃO . Imagens que Inquietam

Sobre o artista

Transformando luz em tinta para construir uma linguagem estética e poética, encontro nas ferramentas tecnológicas aliados para minhas experimentações.

 

Dalton dos Reis Romão, nasceu em dezembro de 1952

Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Se formou em Projetos Gráficos na Escola de Artes Gráficas do SENAI-RJ em 1973

 

www.daltonromao.com.br

 

 

Sobre o trabalho

 

 

Imagens que inquietam

As imagens criadas por Dalton Romão trazem uma interpretação visual do mundo. A maneira como o artista articula diversos elementos estabelece um painel do universo contemporâneo, em que a cor e a justaposição de elementos são essenciais para originar relações entre cada pessoa e o todo.

Seu processo criativo se dá justamente no uso de fotos de uso livre, recortes, traços, desenhos, vetores e pinceladas transformados e amalgamados no computador. Surge assim uma matriz impressa. Trata-se de arte digital que incorpora diversas facetas do processo criativo de outras técnicas.

O essencial está no resultado. As imagens se aproximam daquilo que é possível encontrar nas ruas, um grafite de qualidade em que os ruídos visuais das paredes brutas são incorporados ao conjunto. Da aparente caótica composição dionisíaca, surge o apolíneo que obriga a nos repensar enquanto pessoas e enquanto integrantes de uma sociedade.

A mobilização interna que Dalton Romão gera é seu maior mérito. Seus trabalhos seduzem pela intensidade da cor e pela composição. É proposta uma espécie de alfabetização visual própria, que mescla a figura humana com a força da abstração. Trata-se uma complexa aglutinação de estimulantes desafios, que gera encanto
e inquietação. 

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e Mestre em Artes Visuais
pelo Instituto de Artes da Unesp.

 

Sobre o lançamento

O lançamento da EIXO #16 | IMAGENS QUE INQUIETAM – Dalton Romão será feito na Fábrica da Bhering junto com o evento Circuito Interno que acontece a cada primeiro sábado de cada mês.

Faremos uma projeção da exposição virtual somente no dia 1 de julho no 4º andar da fábrica de chocolate.

 

Estão todos convidados e o evento é gratuito.

 

Serviço

Lançamento da exposição dia 1 de julho de 2017 

Local: Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28 – 4º andar – Santo Cristo – RJ

Horário: das 13h às 20h

Evento Gratuito

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle