VIVIEN ZANLORENZI

 

(conteúdo retirado do portfólio da artista)

Texto

 

Trabalho muito com movimentos, cores e sentimentos instantâneos, levando-me a espontaneidade, costumeiramente meus trabalhos são feitos em fases.

O encontro do eu (individual) com o coletivo, talvez tenha sido o único pressuposto estético da abstração.

A subjetividade que procuro é uma espécie de fundamento da relação artística entre artista (eu) e o público, atribuo total liberdade perceptiva da livre criação artística, assim como livre percepção do público.

O uso livre de cores e tons se dá entre subjetividade e razão mesclando dois mundos.

Acredito que os resultados estéticos são singulares, sendo baseados em experiências individuais da ordem versus liberdade.

Mini Biografia

 

Formada em Superior de Gravura, no ano de 1995 na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Cursos com Roberto Schimitt, Laurita Sales, Cristina Petry e Maria Iumi. Fiz parte do Diretório Acadêmico Guido Viaro, Gestão Arte Viva, no ano de 1993/94 na mesma instituição, e monitoria de gravura no ano de 1995. Estagiei no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no ano de 1995. Durante os anos de 1996 e 1997, gerenciei o atelier ART 8, promovendo oficinas de arte como professora e organizando exposições. Em 1998 desenvolvi o projeto “Iniciação á Gravura” em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, tal projeto foi executado no Patronato Santo Antônio da mesma cidade citada. Em 2000 desenvolvi o Projeto “Argila”, em parceria com a ADEVIPAR – Associação de Deficientes Visuais do Paraná, com apoio da FCC – Regionais Boa Vista e Bairro Novo. Pós-graduada em História da Arte Contemporânea do Século XX, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2000, com o Tema “Xilogravura de Oswald Goeldi”. Tendo a monografia editada nos Anais do “I Fórum de Pesquisa Cientifica em Arte” em 2002.

De 1999 até 2011, atuei como orientadora de desenho artístico na FCC-Boa Vista. Em 2000 comecei a atuar na FCC-Cajuru como orientadora de desenho artístico e pintura sobre tela, de 2002 a 2009 como Instrutora Permanente (pintura sobre tela) em escolas Municipais, de 2002 a 2009 como orientadora em atelier particular situado no bairro Portão. Participei do edital no 058/2006 “Arte por onde você anda” com o projeto “Oficina de Desenho”, o qual desenvolvi nas nove regionais de Curitiba, em parceria com a F.C.C. Nos anos de 2008 e 2009 atuei como Conselheira Municipal da Cultura de Curitiba. Em 2013 atuei como suplente no Conselho Municipal da Cultura de Curitiba. Atualmente sou orientadora de pintura em tela na Fundação Cultural de Curitiba na Regional do Cajuru, Boa Vista e no Centro de Criatividade de Curitiba.

Com participações em: 02 exposições individuais no estado do Paraná; 21 exposições coletivas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo; 10 Salões (nos estados do Paraná e Pará); 02 premiações de Salões e acervo de 07 instituições do Paraná e Santa Catarina. Em 2017 fui selecionada para participar do Circuito das Galerias na Bienal Internacional de Curitiba–Metanoia-, com abertura em setembro de 2017. Dezembro de 2018 – Classificada para participar do Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba, Museu Arte Contemporânea – MAC, com abertura em janeiro de 2019.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube