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paralela EIXO 2023

agendaa

VIVIANE CARDELL

Distrito Federal, Brasil.

participa da exposição presencial

mini bio

Nascida no Rio de Janeiro em 1969, graduou-se em Antropologia pela Universidade de Brasília, cidade onde vive e trabalha atualmente. Na cidade, frequentou oficinas de cerâmica e escultura, além de cursos livres e de extensão sobre história da arte e desenho. Em Madri, em 2006, cursou Master em Teoria e Prática de Arte Contemporânea.
Sua primeira exposição, em 1997, apresentava painéis com rasgos e dobraduras de cerâmica vitrificada, material também utilizado para a produção, dois anos depois, da série Mar Interior, com formas orgânicas que tendiam mais à tridimensionalidade, livre do suporte da parede.
A partir de 2002, passou a experimentar a resina cristal, quando produziu a instalação TransparEssência, para uma exposição de mesmo nome. Continuou a utilizar essa matéria-prima com a série apresentada na mostra individual Espejo de Venus, mergulho em sua vida e corpo, em 2006.
A corporalidade feminina, evocada especificamente por meio da peça Mi Espejo de Venus, um camafeu-vulva transparente que mostrava seu rosto em um retrato do casamento recém terminado, trouxe como desdobramento a coleção Toy Pussy, que faz alusão à vagina que falta à boneca Barbie.
VoaVulva, trabalho de 2021 , dá continuidade à temática da representação da anatomia feminina, com desenhos de vulvas coloridas sobre pipas de papel de seda empinadas em conjunto por um grupo de mulheres, ação que é filmada, resultando em uma peça de vídeo.

sobre

Série Toy Pussy

Toy Pussy é uma série que apresenta esculturas de vulvas coloridas confeccionadas em cerâmica plástica de PVC, expostas dentro de caixas de acrílico transparente adesivado. As caixas de acrílico são rotuladas, apresentando logomarcas em inglês e bordões publicitários em diversos idiomas, à maneira das embalagens de bonecas que se encontram à venda nas prateleiras de lojas de brinquedos.

A coleção pretende suscitar um estranhamento quanto à omissão da anatomia sexual no corpo da boneca Barbie e similares. Apresentando uma coleção de vulvas, como se estas fossem mais um acessório, dentre roupas, sapatos ou chapéus, feitos exclusivamente para a boneca usar, esse trabalho procura problematizar a objetificação do corpo feminino desde a infância.

A série apresenta ainda uma coleção à parte, chamada Pussies of the World, abordando estereótipos relativos a países e culturas. Entre esses itens, surge a peça Sad Pussy, referenciada na mutilação genital praticada em algumas partes do mundo, sugerindo uma correspendência desta com a mutilação simbólica refletida no corpo da boneca.

obras disponíveis

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