paralela EIXO 2023
agendaa
VIRNA SANTOLIA
Rio de janeiro, Brasil.
participa da exposição presencial
mini bio
Virna Santolia, vive a trabalha no Rio de Janeiro, é artista visual e se dedica há 25 anos à fotografia comercial de moda e publicidade. Desde 2015, é docente de fotografia e moda no SENAC RJ, no Instituto Rio Moda e no Studio Dez Belém. No SENAC criou cursos de fotografia com celular e ministra regularmente o curso Fotografia de Moda para Redes Sociais para diversas unidades SEBRAE, via Instituto Rio Moda. Pós-graduada em Fotografia & Imagem pela UCAM/IUPERJ e em Design de Produto de Moda pelo SENAICetiqt, há dois anos estuda Edição, Curadoria e Repertório com Eder Chiodetto. No Ateliê da Imagem recebeu o prêmio de leitura de portfólio em 2017 e inaugurou em 2018 a individual Capilaridade, sob orientação de Patrícia Gouvea e Marcos Bonisson, uma série que provoca um questionamento no olhar eurocêntrico sobre a busca da beleza idealizada. Em 2022, esse trabalho foi selecionado no Paraty em Foco para a mostra oficial do festival, em junho de 2023 foi exposta na Flach Galeria em Santiago do Chile e também foi selecionado e exposta no Festfoto em Porto Alegre. Em 2020 foi contemplada com o edital Arte em Toda Parte da FUNARTE, onde compartilhou conhecimentos de fotografia através do Celular. Participou da Mostra de Portfólios do Foto em Paula, Festival de Fotografia de Tiradentes com o trabalho Objeto é o próprio Sujeito, onde conta sobre ribeirinhos de Cametá/PA e sobre a aldeia Paiter Surui/RO através de fotos de objetos.
sobre
Série Capilaridade
A série partiu de um recorte do acervo de mais de 500 fotografias de seu trabalho profissional. São fotografias do passo a passo de revistas especializadas em beleza e bulas de produtos, fotos a priori técnicas, que foram, no entanto, apropriadas em um processo artístico de escavação e ressignificação.
O mergulho nesta coleção de fotografias, onde as modelos são apresentadas sempre de costas, tendo o cabelo como protagonista do enredo visual, nos sugere algumas reflexões, bem como nos remete a referências subjetivas como o trabalho do fotógrafo nigeriano J.D. Okhai Ojeikere e as Irmãs Xifópagas de Tunga.
Ao desvelar o processo de busca da beleza idealizada - verdadeiro regime imposto às mulheres numa sociedade que normatiza padrões ligados à cultura eurocêntrica – esta série provoca o descentramento de nosso olhar, propondo outras possibilidades para pensar o conceito de belo e um questionamento acerca dos meios empregados pela mídia e pelas instituições para introjetar nos corpos e sujeitos certas prerrogativas de comportamento e crenças. Em tempos radicais como o que vivemos no mundo, não deixa de ser um gesto da ordem micropolítica.
Na fotografia publicitária – ilustração do mundo do consumo - as imagens finais são o objetivo em si. Buscam
a perfeição, são determinadas e planares. No entanto, nesta série, mesmo tomando partido de um código publicitário, o foco é direcionado para o processo, o “entre”, sugerindo nestas imagens uma dimensão escultórica e provisória. O procedimento inventariante de Virna Santolia contém um desejo pelo que é relegado à margem. Um certo fascínio pelo fragmento e pelo que é descartável que, ao ser deslocado de seu contexto de origem, areja o campo do retrato fotográfico.
- Marcos Bonisson e Patricia Gouvêa