Vista26.jpg

TRABALHOS

Linha e Grampos, 2016
-  bordado sobre papel

-  linha de algodão, grampos de cabelo e papel canson 200mg/cm
-  21 x 29,7cm (três peças)

Padrões de Loucura 2017
-  crochê e bordado sobre papel

-  linha de algodão e papel canson 200mg/cm
-  59,4 x 21cm (duas peças)

Paliar, 2020
-  crochê aplicado em papel

-  barbante cru, página rasgada de livro e papel canson 200mg/cm
-  12cm x 18cm (duas peças)

MINI BIO

Tamara Cosendey é profissional das artes visuais.

Tem por formação bacharelado em design gráfico iniciado na antiga Faculdade da Cidade e concluído na Universidade Cândido Mendes, em 2015. A partir de 2014 ingressa para cursos de formação complementar na área das artes visuais, em instituições como o Parque Lage, Ateliê da Imagem, Saracura e Assemblage, de forma a dar embasamento e solidez a seu trabalho como artista.

Tamara inicia sua atuação no mercado da moda, em 2009, estagiando em estúdios de design. Em 2011 passa a integrar a equipe de design da marca Maria Filó, com foco no desenvolvimento de artes e estampas a serem aplicadas à roupas e acessórios da marca. A mesma função Tamara exerce posteriormente dentro das marcas ViX - Paula Hermany, em 2016, e Lenny Niemeyer, em 2018.

Nas artes têxteis seus trabalhos se concentram no ofício dos bordados e crochês, explorando dinâmicas textuais aplicadas ao tecido e expostas ao avesso, desde 2014. Em 2017 foi convidada pelo programa Mais Cor Por Favor da GNT para desenvolver um trabalho que conversasse com um ateliê de costura, no subúrbio do Rio de Janeiro, em vias de ressignificação.

Seu vínculo com o contato improvisação inicia em 2016 - prática de experimentação e exploração silenciosa de corpos em contato através de princípios como o toque, a troca de peso e a consciência corporal. Em 2018 passou a atuar em projetos que dão suporte à prática como: produção da Jam mensal que acontece no centro de letras e artes da UNIRIO, entre outras ações. Em 2019 iniciou um curso técnico de formação em bailarino contemporâneo, neste mesmo ano apresentou uma série de performances na Mostra Angel Vianna que acontece anualmente.

Sua concentração atual está voltada para a área da arte-educação. Em 2020 iniciou um curso de licenciatura plena em pedagogia. Neste mesmo ano, atuou em um coletivo parental e também colaborou com a parte arte-educativa dentro de escolas e instituições. Em 2021 passou a integrar o corpo docente das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) no curso de graduação tecnólogica em design gráfico.



(informações retiradas do portfólio da artista)