Sofia Leitão.jpg

SOBRE

O meu corpo de trabalho representa a minha visão do mundo ao meu redor, em especial, da paisagem natural e urbana. 

As minhas principais influências têm origem em artistas tais como Kandinsky, Vieira da Silva, D’Steal e, nos meus últimos trabalhos, Alexander Calder. 

Atualmente tenho trabalhado com materiais reciclados através das técnicas da assemblage, aguarela, acrílico, guache e tinta da china sobre papel. A tridimensionalidade e dinâmica são conseguidas nos meus trabalhos através da variação de luz natural, potenciando o relevo e a textura. Desta forma jogo com conceitos de luz / sombra, espaço / tempo, tornando as pinturas num objecto de arte em permanente transformação. 

A minha paleta de cores resulta da pesquisa cromática de cores vivas, que tenho vindo a usar desde sempre no meu trabalho. 

 

 

MINI BIO

 

Sofia Leitão (n. 1971), nasceu em Londres onde estudou arte. Vive e trabalha em Lisboa nos seus dois estúdios. Artista plástica que trabalha essencialmente com pintura contemporânea, Artista laureada em prémios de pintura internacionais, tem realizado permanentemente exposições individuais e coletivas em todo o mundo há mais de 27 anos. A sua obra faz parte de coleções públicas e privadas. 

O seu trabalho é marcado por um elevado domínio de cor, contraste e textura aliado à instigação do sentido escultural da pintura. Sofia tem uma forma única de nos apresentar o mundo à sua volta. O seu corpo de trabalho é marcado pelo uso de materiais sustentáveis e reciclados, aproximando-se ao conceito de Arte Póvera da década de 60 onde artistas como Michelangelo Pistoletto e Giuseppe Penone se manifestaram através da ideia de aproximação da arte ao quotidiano a partir dos matérias utilizados. 

Sofia Leitão está atualmente a trabalhar em obras e pinturas tridimensionais inspiradas em paisagens portuguesas e ambientes industriais.