

TRABALHOS
Tropical Garden - 2022
óleo e pastel s/ tela
100 x 120 x 2 cm
descrição do trabalho: Segundo a artista, esta obra é um desdobramento de uma série de pinturas classificada Inside Garden. São pinturas caracterizadas pela “veladura”, obtida por meio da sobreposição de camadas de tinta branca. Nesta obra, o tema é sugerido pelo desenho, ao passo que é dissolvido pela pintura, deixando transparecer apenas “manchas” de tinta. A artista lança mão de imagens pictóricas para interpretar o seu “jardim da memória”- lugar onde o objeto aparenta emergir ou desaparecer vagarosamente.
Falenes - 2022
óleo, pastel e lápis de cor s/ papel
50x70 cm
descrição do trabalho: Texturas, sobreposição e contraste caracterizam essa pintura. As formas soltas de cores vibrantes que vemos espalhadas na tela parecem ter saído de um processo de “depuração”. “Refleti sobre o conceito de ‘limpar’ a pintura e - aquilo que pode ser uma comparação subjetiva - de mastigar a ideia. Gosto de pensar a pintura como um processo determinado pela tentativa de trazer à superfície qualquer coisa de substancial que transcende matéria - lugar em transformação”.
Afrescos da memória - 2022
óleo e pastel s/ papel
50x70 cm
descrição do trabalho: A obra é formada por diferentes texturas, relevos e marcas de remoção das camadas de tinta. São trabalhos assinalados pelo desequilíbrio entre a pintura e a representação provocado pela ação de “cavoucar” a pintura.
Marble Landscape - 2022
óleo e pastel s/ tela
60 x 60 x 3,5 cm
descrição do trabalho: Esta e a obra a seguir poderiam formar um díptico, já que conversam entre si, segundo a artista. São pinturas produzidas a partir do acúmulo de informações, dentre os quais, as longas pinceladas de branco e o desenho (revelado por pequenas “janelas”). Nestas obras, o gesto se alarga, transmitindo dinamismo ao “Branco”, que aparenta se solidificar ao amontoar-se em camadas.
Golden Cherry - 2022
óleo e pastel s/ tela
60 x 60 x 3,5 cm
descrição do trabalho: São pinturas caracterizadas pela sobreposição de largas faixas de tinta branca que deixam transparecer partes do fundo, enquanto encobrem e reforçam a perspectiva - ações nas quais a imagem é transformada ou vedada, o que cria uma tensão entre desejo e silêncio.
Distance - 2022
óleo e pastel s/ tela
150 x 100 x 2 cm
descrição do trabalho: Na pintura, as pinceladas alargam-se, ampliando-se também os campos de cor. A artista borra os planos e cria uma fusão entre os elementos da cena. A imagem pode levar o espectador a contemplar e refletir o vazio e o silêncio.
Amorphous Landscape - 2022
óleo e pastel s/ tela
100 x 120 x 2 cm
descrição do trabalho: A pintura presenta uma integração entre figura-fundo. A artista suaviza os planos ao cobrir parte das camadas mais profundas da pintura. A imagem, quando observada, pode transmitir uma sensação de movimento, provocado pela percepção do gesto em diálogo com as figuras de formas orgânicas.
MINI BIO
Sabrina Paro nasceu em Colina, no Brasil, em 1988. Recebeu seu bacharelado em Educação Artística pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP, em 2011. No período de 2011 a 2017 fez parte do grupo de arte-educadores do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP, o que propiciou convívio intenso com a produção artística contemporânea, bem como com questões estéticas e conceituais que dela decorrem. O corpo multidisciplinar de sua obra abrange pintura, desenho, fotografia, vídeo e performance. Atualmente produz pinturas constituídas do acúmulo de camadas de informação. Fragmentos de imagens são extraídos de registros fotográficos para formar os primeiros desenhos, que serão modificados ou encobertos pelo processo de sobreposição da pintura. No campo pictórico é possível ver formas soltas que permeiam a tela, largas pinceladas de tinta branca e traços precisos que parecem ferir a imagem, ao passo que acabam por revelar o desenho. Suas obras, de maneira geral, conduzem-nos a um processo de transformação alicerçado na aproximação de conceitos antagônicos como: ausência e memória, destruição e renovação, ruído e silêncio, morte e renascimento. Sabrina Paro vive e trabalha em Breganze, na Itália, desde 2018.