Ronaldo Câmara.jpg

RONALDO CÂMARA, Rio de Janeiro

Fotografia

Abstracionismo

O poder actínio da luz produz imagens que abstraem o olho humano do óbvio da luz em movimento e fixam conceitos impalpáveis. A luz ao atingir o sensor ótico através de filtros tricrômicos formam assemelhados estáticos de grande impacto visual. Focar eflúvios e manipular a câmera durante a exposição redunda em imagens abstratas de grande fascínio. Desde a lua, até locais multi-iluminados ou micros pontos de luz são ocorrências perenes para investigações de imagens surreais de grande comoção visual.

Essa coleção de imagens impalpáveis traduz a busca incessante de um artista que há 50 anos produz imagens acadêmicas e atualmente produz abstracionismo e se encontra mixando formas abstratas com matrizes convencionais o que culmina em cenas inusitadas.

A força do figurativo associada à leveza do abstracionismo cria conceitos harmônicos de absoluta interação.

Ronaldo Câmara - autor

 

Ronaldo Câmara - O Pollock das luzes

Nem em seus mais loucos sonhos sobre constelações gigantescas, complexas galáxias, nebulosas multicoloridas e buracos negros engolidores de estrelas, Carl Sagan imaginou que imagens tão lindas, tão misteriosas e maravilhosas, pudessem também acontecer aqui na Terra.

As imagens, por vezes aleatórias e abstrato-impressionistas de Ronaldo Câmara, invadem o Cosmos como quem, tal qual Pollock, derrama tintas em pinceladas loucas, furiosas e espetaculares. 

Porém, suas pinceladas, seu dripping, sua fatura, é de luz.

A luz, desse fotógrafo que pinta com ela, vem de um grito primal, de uma noção de irrealidade que nos transporta a outros mundos, que nos remete a situações nunca vividas, a galáxias multifacetadas e etéreas, a momentos de reflexão, por uma ilusão não pré-concebida, porém organizada dentro do caos estabelecido pelo movimento, pela refração, pela invasão de cores que nos é apresentada de uma forma tranquila e linear.

Venha viver de perto esses momentos.

Venha conhecer outros mundos.

Venha se maravilhar com um cosmos que habita a imaginação desse escultor de luzes.

JPVeiga

Fev/2016 

MINI BIO

Fotógrafo com matérias publicadas no Der Spiegel, Washington Post, New York Times, The Globe, Paris Match e muitos outros pelo mundo, Ronaldo iniciou sua carreira em 1965, na TV Rio e no Brasil passou pela Manchete e O Cruzeiro cumprindo pautas em diversas áreas. Nesse período também fazia “free-lancer” para a primeira revista masculina brasileira, FAIRPLAY, editada por Ziraldo.

Em 1970 abriu o Ronaldo Câmara Studio. Durante anos foi colaborador do ELA em O GLOBO, então editado por Nina Chavs. Está, desde essa época, fazendo fotos para publicidade, editoriais, obras e arquitetura, tendo colaborado em diversos livros, entre eles ARQUITETOS DO BRASIL, MARCAS DE VALOR e participado do ALMANAQUE DOS ANOS 70. Fez tanta foto aérea que foi morar na Califórnia e se tornou piloto de helicóptero e durante 10 anos voou e fotografou a Amazônia.

Recentemente publicou O RETRATISTA, um apanhado de mais de 55 anos de retratos das mais diversas personalidades brasileiras, sempre em fotos exclusivas para suas lentes. Seu último livro foi CRONICAS DO MAR EM FRENTE sobre os 100 ANOS DO LEBLON em parceria com o escritor Evandro Barreto.

De poucos anos para cá desenvolvi a técnica de fotos abstratas que apresento nesta mostra. São fotos com apenas um clique que atinge efeitos surpreendentes em função do poder actínio de pontos de luz.

Faço questão de manter a tiragem em 01 cópia. O Cliente que comprar uma obra recebera em pendrive o arquivo original.

(Texto extraído do portfólio do artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube