RingoCruzmontagem.jpg

TRABALHOS
 

REM, 2021 - pintura

Técnica mista. 60x90cm.

Explora as texturas com materiais residuais do mundo. Através da abstração e do Raionismo, ele intervém em imagens fragmentadas criando novas formas, signos com palavras indecifráveis.

Resaca, 2021 - pintura

Técnica mista. 60 x 90 cm.

explorar as texturas com materiais residuais do mundo. Através da abstração e do rayismo, ele intervém em imagens fragmentadas criando novas formas, signos com palavras indecifráveis.

 

El parque, 2021 - pintura

Ecolines e tinta sobre papel. 40x50cm.

explora as texturas dos materiais criando traços com pinceladas fortes. Através do Raionismo, ele brinca no espaço até materializar o movimento dos espaços abertos.

El barrio, 2021 - pintura

Ecolines e tinta sobre papel. 40 x 50 cm.

 

Novios, 2021 - pintura

Ecolines y tinta sobre papel. 40 x 50 cm.

 

Motor equino, 2021 - pintura

Ecolines y tinta sobre papel. 40x50cm.

Conjunto cerrado, 2021 - pintura

Ecolines y tinta sobre papel. 40 x 50 cm.

 

Los chiflamicas, 2021 - pintura

Ecolines y tinta sobre papel. 40 x 50 cm.

 

Exodo, 2021 - pintura

Ecolines y tinta sobre papel. 40 x 50 cm.

Nesses 7 trabalhos, desenvolve um trabalho que aborda temas com imaginários populares com referência ao urbano. Crie imagens cotidianas em espaços abertos, instantâneos do verão. A vibração é matizada com cores fúcsia.

Diversas peças artísticas são apresentadas em diferentes materiais e suportes, qualificando o gesto gráfico de um artista que imprime sua percepção em pontos, linhas, manchas e colagem. Os suportes que contêm as imagens demarcam um acervo de fragmentos publicitários acumulados por mais de uma década. Signos, coordenadas e traços que em algumas ocasiões compõem a obra e em outras, simplesmente servem de suporte para novos significados.

Seus temas emergem da cultura popular, pois esse criador não a admira nem a codifica desde as bordas, mas essas forças cotidianas, primitivas e férteis em signos, fazem parte da compreensão de seu ambiente. Apresenta várias cenas, como Cristos e santos retirados da superstição popular, formas masculinas e femininas que geram um instantâneo emocional ou simplesmente submergem em uma abstração onde sua linha se revela.

Seu manuseio de materiais como papel, papelão e tinta é de uma atitude experimental, desejando que suas imagens, texturas e signos consigam expressar essas sensações da realidade urbana, ou talvez da outra cidade, a de um espaço que respira gente, a de homens e mulheres que impregnam costumes rurais à máquina publicitária que respira promessas idílicas produzindo signos de uso atual, do que não somos, mas queremos ser.

 A má compreensão saudável é o olhar fragmentado e alienado de um criador, que levanta inventários gráficos do caos, decodificando os signos de altares populares (espaços abertos-fechados), motéis, rodoviárias, mercados e igrejas que moldam comportamentos e ações materializadas. e imagens. São apresentadas várias peças que projetam esses imaginários que se revelam em formas eróticas, cotidianas e oníricas até chegar à abstração, criando uma visão ruim do mundo.

 

MINI BIO

Ringo Cruz Gamba (Bogotá, 1979) É um profissional da área de ciências humanas com vasta experiência na área de laboratórios artísticos, promoção de culturas escritas, pesquisa, gestão social e criação artística. Possui importantes habilidades lúdicas criativas, atividades que realiza em espaços institucionais e alternativos independentes com sentido social e comunitário. Além disso, é músico experimental e escritor da interdisciplinaridade como performances e produtos sonoros com interação com outras linguagens artísticas.