RHOGER CHAGAS

"-Onde não vive amor nada pode sobreviver."

Prof Dr Irapoan Nogueira Filho (ITR/UFRRJ)

 

 

O Projeto AME é um acervo de trabalhos inéditos de Rhoger Chagas, onde ele nos leva à reflexão acerca do amor humano. E, além disso, inclui obras que retratam o mundo interno do artista. 

Nesta exposição, o autor defende seu prisma acerca de sua postura com relação ao ato de amar e a legítima importância - bem como sobre o que ele entende do valor da vida e respeito ao ser humano. E convida, por meio destes trabalhos, à reflexão sobre os mesmos temas, com obras que por vezes apresentam um discurso sobre determinado espectro do tema da exposição, e por outras vezes evocam impactos visuais e emocionais no expectador.

Rhoger Chagas combina técnicas de arte figurativa e de arte abstrata, propondo um terceiro tipo de linguagem que não se resume à mera soma de ambas. Soma, ainda, uma paleta de cores seleta e suave, mas sem fazer perder um caráter discursivo e impactante nas cores utilizadas:  a forma e o motivo que orientam suas escolhas desabrocham em um tom multifacetado, propiciando o impacto visual. Utiliza sua exposição como uma fotografia geral de uma sociedade fria, cruel e quase totalmente seca para conseguir amar ao próximo. Mas esse retrato vai sendo dissecado em seus múltiplos aspectos e facetas, representadas nas diversas obras.

Seus trabalhos criticam mais alem do que a sociedade e o sistema a qual vivemos. Ele coloca o coração humano e a visão da humanidade -bem como nossa visão de humanidade- em cheque, como um rato em laboratório a ser estudado... só que por meios artísticos e filosóficos.

Rhoger Chagas é ilustrador e artista plástico há mais de 10 anos, e seus trabalhos anteriores têm referências de Art Pop, com influências de quadrinho japonês e traços realistas. Porém, em AME o artista abraça uma nova roupagem no rico universo da arte e nos emociona por muitas vezes usando de pinceladas livres e cores que escondem palavras e amplificam sentimentos atrelados à raiz da grande árvore contextual da exposição aqui tratada, o Amor. Temos o contato com uma mensagem de uma força sensível e atemporal. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle