RenatoAlmeidamontagem.jpg

TRABALHOS

Coleções/Cartografias (2014 - em andamento)

Tipos de papéis diversos, grafite e carvão de diferentes durezas, fotografias (desenhos e registros). Formatos variados , de acordo com a disposição da instalação.

Essa proposta faz parte de uma série chamada Coleções/Cartografias, que consiste em coletar, organizar e apresentar objetos, registros fotográficos, desenhos, vídeos, relacionando-os poeticamente, partindo de sua constituição formal, simbólica ou por conta de sua funcionalidade. Esses elementos apresentados, contam a história de um trajeto, formam uma narrativa cartografica, que tem o corpo como recurso de mediação que vivência a cidade, hora deixando rastros, hora coletando, considerando a relação do indivíduo com o espaço que habita, o sentimento de pertencimento e as formas encontra de existir na cidade.

 

"Sendo tarefa do cartógrafo dar língua para afetos que pedem passagem, dele se espera basicamente que esteja mergulhado nas intensidades de seu tempo e que, atento às linguagens que encontra, devore as que lhe parecerem elementos possíveis para composição das cartografias que se fazem necessárias."

(ROLNIK, Suely, p.23 - Cartografia Sentimental,Transformações Contemporâneas do Desejo. São Paulo: Ed. Sulinas. 2006.)

 

Trata-se de um trabalho que se renova constantemente com o passar dos anos, onde novos registros e objetos tomam o lugar ou são substituídos por outros, de acordo com o processo de experiência poética vigente. Existem versões diferentes desse trabalho, dependendo por exemplo, de onde a residência artística é realizada.


 

Estudos de locus (2019)

Placas de acrílico, placas de compensado de madeira, parafusos, papel, grafite, carvão, fotografia colorida e uma fotografia PB. Cada Placa tem o formato de A:33cm x L:30:cm x P:1cm. Já a montagem do trabalho inteiro ocupa uma área total de parede de 96cm (largura) x 1,09m (altura). A distância horizontal entre um objeto e outro (do mesmo tríptico) é de 3 cm. Enquanto, a distância vertical entre um tríptico e outro é de 5 cm.

Neste processo, é dado continuidade aos estímulos apresentados nas fotografias da proposta de *Horizontes de expectativa: indícios e ocorrências, desenvolvendo possíveis desdobramentos a partir do corpo ainda como elemento sugerido, mas que não aparecia propriamente nos registros do trabalho anterior, onde o desenho vem como forma de falar sobre o registro desse gesto físico, agora apontado mais diretamente por fotografias de

partes do meu corpo, realizando gestos sutis que tentam emular um movimento ou posição dos objetos vistos nas fotografias de registros dos espaços, objetos esses que trazem para um raciocínio escultórico.

A instalação é formada por três trípticos, que possuem sua individualidade quanto trabalhos únicos, formados por um desenho, uma fotografia de um território urbano e o registro de uma foto performance realizada por mim.

 

Os três trípticos são nomeados:

Estudos de locus: Braço (2019)

Estudos de locus: Primeiro Plano (2019)

Estudos de locus: Tênue e Dorsal (2019)

 

MINI BIO

Professor, artista e pesquisador, trata de temas como: relações entre arte e cidade, arte e política, desdobramentos do raciocínio escultórico contemporâneo, forma poética do desenho contemporâneo e manifestações materiais da memória relacionadas ao estado físico e plástico dos materiais. É doutorando em Artes Visuais, Mestre em Artes Visuais e Especialista em Artes Visuais pela UNICAMP.