paralela EIXO 2024
agendaa
PATRÍCIA ABREU
Rio de janeiro, Brasil.
participa da exposição virtual
mini bio
Patrícia Abreu é uma Artista Visual brasileira, que mescla múltiplas técnicas na realização de seus trabalhos. Formada em Design Gráfico em 1991 pela PUC-RJ, se utiliza da Fotografia e da Arte Digital como meio de autoexpressão para enriquecer seus interesses visuais e melhor comunicar suas ideias através das imagens.
Temas relativos ao Tempo, à Memória e ao Mundo Natural, são presenças constantes em seu trabalho.
Atualmente, vem aprimorando sua prática da Macrofotografia, produzindo imagens que podem tanto receber alterações digitais em sua pós-produção, quanto se apresentarem livres de intervenções em sua finalização.
Além da Macrofotografia, da Fotografia Conceitual e da composição de Fotomontagens Digitais, realiza também, estudos voltados à linguagem poética e computacional de criação de imagens, buscando assim, expandir seu campo de expressividade artística.
"A construção de imagens captadas fotograficamente, como instrumentos de visualização de mundos imprecisos aos nossos olhos nus. Tanto pela luz que passa pelas lentes que deformam e ampliam, quanto pela investigação não convencional do assunto escolhido. Todas as perguntas imprecisas e respostas sutis enfrentadas nesta jornada, me deixam mais do que fascinada pela prática fotográfica contemporânea e pelo futuro da criaçãode imagens."
sobre
Série "MARE - Motion Action Randomly Embraced"
MARE é uma nova série fotográfica que surgiu da observação do Mar Mediterrâneo, na Costa da Itália, durante uma viagem feita em família, uma viagem no tempo.
Na observação das leves oscilações do mar, seus contornos em movimento e suas nuances de cores refletidas...o tempo foi se distendendo...e as imagens também. Estas, na tentativa de capturar esse desalinho suave, se alongaram, absorvendo o tempo em sua visualidade dilatada.
Esse fazer se manifestou em ímpeto, transbordando para "outros mares”. Retratando em imagens abstratas, tudo aquilo que quis registrar como "Paisagens de Memória".
O título MARE, “mar” em italiano, carrega em suas letras o resumo desse novo caminho fotográfico, desse olhar que borra as linhas do tempo. Pois nele habita um acrônimo estrangeiro, criado para esse fazer: MARE - Motion Action Randomly Embraced.
Assim, para além mares, novas imagens que permitam ser capturadas dessa forma, farão parte desta série em construção.