Mônica Lóss.jpg

MÔNICA LÓSS, Estados Unidos da Améria

Sobre as obras

As obras que compõe a série “Entre o mostrar-se e o esconder-se” fazem parte do “Projeto Cabeças”, pesquisa iniciada em março de 2020 em decorrência da imersão no cotidiano a partir da condição de isolamento social devido a pandemia mundial. As construções têxteis desenvolvidas nesta série partem da máscara como elemento físico e metafórico tencionando as relações existentes do que está “entre” as coisas, aquilo que mostramos e que escondemos, “não quero ver coisa alguma, não quero que as coisas me vejam”1, o velado e o desvelado, as dualidade e os refúgios como parte inerente a nossa existência.

Para a construção das peças, utilizei materiais que estavam disponíveis na casa como

utensílios domésticos, tecidos de roupas que fui tirando do armário, luvas de látex, sacolas e sacos plásticos, cordas e fios, meias-calças e até a cortina da sala. Explorar materiais variados e sobretudo de descarte, constitui-se um dos pontos de grande interesse em meu processo de pesquisa e, neste contexto, adquiriram importância ainda maior ao serem trabalhados através de amarrações, tessituras, costuras e bordados; processos de desfazer e refazer, experimentar soluções, criar caminhos e mudar as direções deixando os avessos saírem para fora em um exercício de “desobediência têxtil”.

1 MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2002, p. 36

Bio

Mônica Lóss

Soledade, RS - Brasil, 1978

Doutora em Artes pela Universidade de Barcelona, Espanha, Mestre em Educação e pós- graduada em Design para Superfícies pela Universidade Federal de Santa Maria, RS – Brasil e possui bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. Em seu trabalho explora as possibilidades do têxtil em diálogo com outras mídias e suportes abordando de múltiplas formas a questão do refúgio como elemento metafórico ou formal. Atualmente mora em Michigan, Estados Unidos, onde trabalha como designer e artista visual, é membro do grupo de mulheres artistas Goma Grupa e nos últimos anos vem participando de exposições em diferentes cidades do Brasil, Estados Unidos, México e em alguns países da Europa.

www.monicaloss.com
Instagram - https://www.instagram.com/monicalossart/
Facebook - https://www.facebook.com/monicalossart
Portfólio - https://issuu.com/monicalossart/docs/portfolio_monica_issuu

(Texto extraído do portfólio da artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.