Mila Marques.jpg

MILA MARQUES, Rio de Janeiro
 

Fotografia

Mila Marques, artista-pesquisadora, 30 anos, Rio de Janeiro. Em sua formação estudou Desenho Contemporâneo, Videoarte e Acompanhamento de Poéticas com Sonia Salcedo, ambos na EAV do Parque Lage. Além de ter tido uma trajetória enquanto modelo vivo nas aulas de Gianguido Bonfanti, entre outros.

Participante de Residência Artística em Teatro Performativo, no Centro Cultural Solar do Jambeiro e no Teatro Popular de Niterói,  através do LCICC no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF, também no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2014.

Participou de Mostras e performances, entre as quais destacam-se o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (2020), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (2014), Arroba galeria (2020), Ração Social (2020), Festival do Minuto (2020), Encontro de Espaços Independentes (EEI ART e ARTRIO 2020), além de constar no arquivo do site Artistas Latinas (2020).

 

 

Videoarte Memória

 

Essa videoarte foi elaborada a partir da sobreposição de imagens-arquivos-memórias no mês de setembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19. Meus pés andavam sobre o chão daquele pequeno quarto...a cada passo ouvia o barulho do mar rasgando o silêncio daquelas paredes brancas. Queria que aquele vento tocasse minha pele...mas tudo o que se tinha era aquele pequeno quarto e algumas memórias…

 

Ficha técnica

Concepção, filmagem, edição: Mila Marques

Color. sound. 1’04’’

4:3

Resolução 1440x1080

 

 

Videoperformance Exercício Experimental da Liberdade

 

Essa dança-protesto foi feita em um lugar conhecido de forma aleatória a partir de andanças na cidade. É tipicamente um lugar utilizado pelos moradores de rua para prender lonas onde possam dormir. Interessante notar que esse trabalho foi pensado a partir de uma inquietação produtiva. Mudei-me para outra cidade e não tinha um ateliê onde pudesse produzir. Logo, pensei: porque não fazê-la na rua? Ainda não a tiraram de mim. O fato desse lugar ser usado como casa para quem não a possui foi uma coincidência. Porém, ali, na rua, em um determinado espaço-tempo nossos corpos tencionaram a única coisa sagrada ao capitalismo: os limites da propriedade privada.

 

Ficha Técnica:

 

Concepção e Direção: Mila Marques

Filmagem e edição: Carlos Bobi

Áudio / poesia: Mila Marques 

Color. Sound. 2’01’’

4k

16:9

(Texto extraído do portfólio da artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.