Meiga Rodrigues.jpg

MEIGA RODRIGUES, Rio de Janeiro

Pintura

As obras selecionadas para a essa exposição fazem parte de uma série executada entre os anos de 1982 e 1984. O tema versa sobre latinhas de bebidas, as quais visualizamos amassadas e jogadas a esmo pelas ruas. E foi o fato de estarem amassadas ou mesmo corroídas o que me sensibilizou; as formas daqueles amassados e o brilho do metal me chamaram muito a atenção. Nessa época ainda não se fabricavam latas de alumínio. Passei então a recolher latas de cerveja e a fazer estudos daquelas formas de modo a encaixa-los em composições. Minha preocupação maior não foi criar ícones relativos a qualquer linguagem estilística pré-existente, mas sim retratar pura e simplesmente o objeto (a lata).

É evidente perceber nas composições que as figuras (latas) estão ocupando a totalidade do suporte ao ponto de estarem cortadas pelas suas bordas na maioria das obras, o que foi executado propositalmente. O fundo, na maioria das obras também recebeu um tratamento imitando a superfície do metal amassado, de modo a criar um ambiente próprio para acomodação das latas conforme sua natureza, bem como criar uma unidade no todo.

A imagens concebidas em cada obra me motivou a atribuir títulos bastante irônicos, o que, de certo modo, conduz o observador uma viagem por uma narrativa onírica e cômica.

Desta série, me restaram poucos trabalhos, visto que boa parte foi vendida e alguns estão em acervos de instituições culturais da cidade do Rio de Janeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro).

(Texto extraído do portfólio do artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.