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paralela EIXO 2024

agendaa

MARIE-ANGE GIAQUINTO

São Paulo, Brasil.

participa da exposição virtual

mini bio

Nascida em Bruxelas, Bélgica. Vive em São Paulo, Brasil. Formada em Educação Artística no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo. Atuou como arte-educadora e atualmente dedica-se exclusivamente à pintura.
Exposição individual no Masp e selecionada por editais para exposições individuais no Brasil: Itaú Galeria (Goiânia, Campo Grande), unidades do Sesc (Londrina, Aracaju, Palmas), secretarias de cultura (Porto Alegre, Niterói, Uberlândia), Faop (Ouro Preto), Misa (Maceió), Mab (Blumenau), universidades federais (UFRN, UFJF, UFSC, UFMA).
Participante de mostras coletivas no exterior: VI Bienal de Limoges (França); IV Bienal de Arte de Vilnius (Lituânia); The 20th International Cloisonne Jewelry Contest, Museu de Arte Pola (Tóquio, Japão); VI Exposição Internacional de Tarragona, Museu de l'Esmalt Contemporani de Salou (Espanha); IV Bienal Internacional de Gaia (Portugal).

sobre

“As pessoas não fazem viagens, as viagens fazem as pessoas.”
John Steinbeck

Viagem pode ter significados diferentes, um é o da locomoção física, isto é, transportar-se de um ponto a outro distante. E tem o sentido da viagem mental no tempo, que é a capacidade de se lembrar do passado ou imaginar possibilidades no futuro. Viajar mostra como o lugar que se habita é minúsculo perante o tamanho do mundo, há quem prefira ficar no seu espaço e imaginar como é aquele local sem nunca ter ido.
Esta proposta Viagem começou com o meu Esboços para uma pintura, desenhos realizados de memória de estradas e paisagens. Percebi que eles tinham em comum as variadas direções, o contraste cromático, a luz da noite e a luz do dia. A amplitude, as dimensões agigantadas dos relevos e a sensação das grandes extensões de terra, água e céu me instigaram a buscar meios que me permitissem sintetizar os elementos da paisagem em linhas, cores e movimento.
Em Viagem, realizei uma pintura chapada com um sutil toque de esfumaçado. Simplifiquei os elementos de maneira a sugerir um olhar distante da cena, que me fez reduzir os elementos até o limite da figuração. Considero o formato quadrado o mais adequado à representação mínima da paisagem.
Posso ou não ter a intenção de uma narrativa estética apropriada ao Instagram, cujos padrões visuais revelam uma imagem atrativa, que fazem da plataforma uma criação dinâmica de linguagens e tendências no mundo da arte.

obras disponíveis

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