Vista 09  Marcos Palhano.jpg

MARCOS PALHANO, São Luís - Maranhão.

(conteúdo retirado do portfólio da artista)

SOBRE O TRABALHO

O municipio de Alcântara, localizado na região metropolitana de São Luís, no estado do Mararnhão, é um território rico em cultura e ancestralidade. Em abril de 2008, através do Instituto Agontinmê, pude trabalhar diretamante com as comunidades quilombolas... Do contato intenso com o território ancestral, eu componho meu primeiro “ensaio documental”(se assim posso chamar), intitulado Awọn gbongbo baba -“Raízes ancestrais”. A escolha do titulo em dialeto africano (aqui escolho o yoruba), se da pela busca da ancestralidade que me habita e ao entrar em contato com as comunidades remanescentes de quilombos a minha percepção de identidade e pertencimento se “afloram. O ensaio documental” (como assimo chamo), é composto por 27 fotografias(o ensaio se encantra em aberto...), em preto e branco, sendo o meu primeiro contato com a fotografia digital, e a través da fotografia, através da câmara fotografia, busco a transformação como pessoa, tendo o contato com os meus iguais.

BIOGRAFIA

Tecnólogo em Fotografia pela Universidade Paulista (UNIP)
Fotografo independente desde 2006, teve sua primeira formação em fotografia pelo Centro de Criatividades Odylo Costa Filho em São Luís do Maranhão. Adepto da "Observação Participante", tem seu trabalho direcionado para a Fotografia Documental, com interesse nas Culturas Populares e nos Cultos de Origem Africana.
Cresci vendo o movimento pulsante da cultura afro maranhense, ultimamente venho me dedicando a uma busca de paz de espirito e harmonia com minha família e amigos, busco a Fé e a Confiança... busco a paciência, através de cada fotografia documentada da religiosidade afro, da cultura popular, objeto das minhas pesquisas imagéticas. Busco entender os espaços abandonados, através da serie "Estética do Abandono, 2012" (em aberto), fotografo com câmeras pinholes (buraco de agulha), para não ter pressa com o tempo...

  

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube