Vista 20 Mara Ulhoa.jpg

MARA ULHOA, Minas Gerais.

(conteúdo retirado do portfólio da artista)

SOBRE O TRABALHO

Espero com meu trabalho artístico contribuir para reflexões sobre temas atuais relativos às questões ambientais e urbanas, a questões do “feminino” e outros igualmente importantes e contemporâneos. Entretanto é a temática ambiental e urbana que está presente na maior parte da minha produção, talvez por uma inquietação de vivências pessoais, profissionais e de uma infância no interior recheada do belo e inesgotável “planeta azul”.

Algumas séries dessa temática foram acontecendo ao longo de minha trajetória, como as que intitulei “Reflexões Ambientais”, “Ninho Ameaçado”, “Migração de Animais” , “Movimentos na Natureza” e “Paisagens”, trabalhos que têm inspiração no real e no onírico, podendo caminhar para suaves abstrações.

De alguma forma os animais quase sempre pulam dentro dos meus quadros, estudo seus movimentos, formando imagens que modificam a paisagem ou a ela se integram, os animais tem sido meus parceiros em mensagens que preciso passar adiante.

Através da tinta acrílica e a óleo busco a minha melhor forma de expressão, mas me arrisco em aquarelas e

colagens. As colagens têm me guiado por um caminho infinito de possibilidades em uma forma de expressão que sempre

me encantou através de artistas do Surrealismo, em especial Salvador Dali e René Magritte. O que não consigo expressar

através da tinta, na colagem flui de forma leve e sem as amarras que as possiblidades do pincel me permitem. A limitação .

das imagens me abrem um infinito campo de criação estranhamente atual.
Por fim, penso que meu trabalho é uma busca que não sei onde chegará, não me detenho numa técnica ou num

caminho apenas, faço um trabalho diversificado, busco formas de me expressar, busco algo que dentro de mim lateja: o mundo não pode continuar como está, em termos ambientais e humanos. A arte deve falar sobre isto, deve gritar, é o que busco fazer e persigo de uma forma obsessiva!!

MINI BIO

2. Formação profissional em Engenharia e Artes Plásticas

2.1 Curso de Especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade – UEMG/GUIGNARD – 2018/2019. 2.2 Curso de graduação em Artes Plásticas na Escola Guignard - de 2005 a 2008 – incompleto.
2.3 Especialização em Gestão Ambiental – FUMEC – 1999 a 2000.
2.4 Engenharia Civil – FUMEC – graduação em 1983.

3. Exposições Individuais

3.1 Casa dos contos – BH – agosto/setembro/2016.

 

  

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube