LUCIANA FERREIRA

SOBRE O TRABALHO

Por detrás desta série de obras fotográficas – apresentadas para esta convocatória – e que recebe o de nome ECCENTRICUS, advém a união de algumas circunstâncias. Por um lado, este trabalho é resultado de um longo processo individual e profissional como artista visual1 que vem se consolidando ao longo dos anos e que está em constante mudança. Por outro lado, se baseia e se apoia numa série de reflexões pessoais a respeito das diferentes “naturezas”: aquela que nos rodeia, aquela intocada (ainda existente?); aquela a qual nós seres humanos domesticamos e destruímos e por fim a natureza humana, suas virtudes e defeitos, suas características gerais e singularidades.

As ideias para produção destas obras, surgiram há alguns anos e durante algum tempo, fizeram parte somente de anotações e “rabiscos”, “nascendo” paulatinamente, dia após dia, por meio de inúmeros suportes e técnicas, até “encontrar-se”, finalmente, na fotografia. São fruto, em última análise, de leituras e reflexões diversas, que perpassam por questões de cunho filosófico, biológico/ambiental e estético. Cito, como exemplos, alguns livros, textos e autores que “me ajudaram” e deram origem as ideias para estas obras: Anne Cauquelin; Beto Vianna em “Biologia da libertação”; o interessante estudo de Elisabeth Roudinesco “A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos”. Entre tantos outros que fazem parte da minha rotina de estudos como professora.

Estas fotografias mesclam pinturas, objetos, seres vivos animais2 e vegetais à objetos inanimados e figuras geométricas, fundindo-os muitas vezes em um único ser, em uma única entidade que possui identidade sui generis, muitas vezes aberrante ou anômala, excêntrica.

MINI BIO

Doutora em Geografia – linha de pesquisa Território, Cultura e Representação, pela UFPR (2014). Mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP (2004). Especialização em Metodologia do Ensino da Arte pela FAP/Ibepx. Licenciatura em Artes Visuais pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná (1995). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes. Tem experiência na área de Artes, Artes Gráficas e Artes Visuais. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Arte Educação. Endereço para acessar curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/0399787210253464

Trabalho como artista visual e publicitária desde 1990. Fiz inúmeros cursos nestas áreas e trabalhei em diferentes empresas como freelancer, autônoma, CLT (em agências de publicidade) e servidora pública estadual (1996-2006) e federal (a partir de 2007). Já atuei como professora do ensino fundamental e médio; como professora particular de pintura, desenho e escultura e atualmente com professora universitária de módulos como “Práticas visuais”, “História da arte”, “Processos de criação”, entre outros.

Todas estas experiências práticas e intelectuais se amalgamaram a minha produção e pesquisa poética e, hoje trabalho principalmente com as seguintes vertentes das artes visuais: o desenho, a pintura e a fotografia. Apesar de serem trabalhos bastante diferentes (considerados seus suportes, técnicas, materiais), acabam por encontrar um eixo comum no momento em que todos eles (cada um à sua maneira) baseiam-se sempre numa temática recorrente e que vem a ser a natureza e suas diferentes relações, cores, metafísica, possibilidades estéticas, etc.

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle