Vista_16__Lúcia_Costa.jpg

LÚCIA COSTA, São Paulo.

(conteúdo retirado do portfólio da artista)

SOBRE OS TRABALHOS

As obras da série Férias no Campo são desdobramentos a partir de fotografias feitas da sacada do meu apartamento em Campinas, SP, cuja vista sem relevo, sem mar nem montanha, desprovida de qualquer vínculo afetivo, é transformada em paisagens bucólicas através das cor. A série explora as minhas memórias afetivas de juventude quando viajava nas férias de verão para a casa de praia com meus pais e irmãos, na região do lagos, no Rio de Janeiro.

A obra Lembranças de um Dia de Verão, ainda em processo, traz em sua composição algumas memórias escondidas - a forma geométrica de cor amarelo escuro representa para mim a casa solar (a família), a boia da mesma cor e a água, juntas, remetem a um tempo mais divertido, como um dia de verão.

MINI BIO

 

Lúcia Costa é artista visual multimídia há mais de 15 anos.

Em suas obras - sejam elas pinturas, fotocolagem, esculturas em papel ou instalações - encontramos volumes, blocos de cor, geometrização de formas e visões espaciais particulares... em uma linguagem influenciada principalmente pelo Construtivismo.

Em sua pesquisa poética, Lúcia também explora as memórias, os afetos e as afinidades escondidas nas paisagens urbanas cotidianas, fazendo uso de materiais como: tinta acrílica, lápis aquarela, canetas, papel, papelão, MDF, tecidos e aviamentos.

Durante sua trajetória frequentou diversas oficinas em atelier de artistas, no Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Centro Cultural Calouste Gulbenkian e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-RJ).

Participou de projetos de ocupação e performance no Rio de Janeiro e integrou exposições e feiras de arte no Brasil e no exterior, como: "NOVÍSSIMOS 2006" da Galeria de Arte IBEU-RJ; "Artigo Rio Feira de Arte Contemporânea" em 2013 e 2014; "Concepção Criativa" na Finlândia e "Artexpo New York" em Nova Iorque, ambas com a Ava Galleria. Em 2018 foi finalista do "Luxembourg Art Prize 2018" da Pinacoteca de Luxemburgo.

 

  

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube