LianaTimm.jpg

TRABALHOS

Série “ARTE QUE TE QUERO ARTE”

Escolhidas 17 gravuras do Departamento de Gravura do MET de Nova York. Elas foram fracionadas em n partes. Partes que podem ser compostas de infinitas maneiras. O todo figurativo seccionado, transformou-se numa experiência estética abstrata, num puzzle. Denominados de TEOREMAS VISUAIS, os módulos de 27x27cm, foram reunidos num saco para posterior montagem. Um quebra cabeça, um jogo composto por fragmentos lógicos-ilógicos. Na origem, figuras renascentistas resgatadas e imediatamente desestruturadas, seccionadas, descontextualizadas, tornando o todo irreconhecível e abstrato. Um exercício de interação com o fruidor que toma para si a tarefa de criar o resultado final.

Arte que te quero arte 1 - 2000

Teorema visual, eletro fotogravura. Suporte em papel. Composição criada com 24 módulos de 27x27cm, total de 108x162cm.  Base: detalhe da gravura de CORNELIUS CORT, Baco.

Arte que te quero arte 2 - 2000

Teorema visual, eletro fotogravura. Suporte em papel. Composição criada com 15 módulos de 27x27cm , total de 81x135cm.  Base: detalhe da gravura de MOREAU o jovem, Cabeça clássica.

Arte que te quero arte 3 - 2000

Teorema visual, eletro fotogravura. Suporte em papel. Composição criada com 24 módulos de 27x27cm, total de 162x108cm. Base: detalhe da gravura de COLEÇÃO TOWNLEY, Lot e suas filhas.

Série “O TRAÇO SENSÍVEL”

Cento e cinquenta e oito obras produzidas entre 2020 até agora. Elas criam um diálogo entre as diversas características da arte ao longo do tempo, estabelecendo harmonia, ranhura ou fusão. Cada plano busca encontrar um ponto de intersecção com outro plano na tentativa de neutralizar alguma fronteiras estabelecida pelas diferentes visões surgidas ao longo da história da arte.

O Traço sensível (1-6)  -  2020-2022

Técnica mista: desenho, pintura acrílica e tecnologia s/ tela em bastidor de madeira, 80x110 cm cada.

 

MINI BIO

Serafina Corrêa/RS | 05/11/1947 | Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre/RS com atelier em permanente ebulição. Sua produção mescla manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976/96). Especialista em Arquitetura habitacional e Mestre em Educação pela UFRGS. Realizou 76 exposições individuais, sendo as mais importantes: Pinacoteca do Estado de São Paulo/SP/Brasil, Memorial da América Latina /SP/SP/Brasil, Centro Cultural Correios e Telégrafos/Rio de Janeiro/RJ/ Brasil, Museu Brasileiro da Escultura/São Paulo/SP/Brasil, Fundação Cultural Do Distrito Federal/Brasília/DF, Museu da Gravura cidade de Curitiba/PR/Brasil, Museu de Arte do Rio Grande do Sul/Porto Alegre/RS/Brasil. Participou de 113 exposições coletivas,35 shows musicais na cidade de Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul/Brasil, em Montevideo/Uruguai, em Miami/EUA e em Toulx Sainte Croix/França. Publicou 66 livros, destes 18 são individuais de poesia sendo que o último reúne sua produção poética de 35 anos. Recebeu 17 prêmios nas diversas áreas de atuação. Desenvolve suas produções culturais e projetos editoriais através da TERRITÓRIO DAS ARTES.