Vista_07_Lâmina.jpg

LÂMINA, São Paulo.

Gabriela De Laurentiis

João Mascaro

(conteúdo retirado do portfólio dos artistas)

Aqui é o fim

do mundo

Os trabalhos da série “Aqui é o fim do mundo” são objetos- fotografias elaborados a partir das sensações produzidas pelas paisagens construídas na Cidade, suas tensões, violências e possibilidades de futuro. A série é desenvolvida desde 2018, a partir de uma série de registros fotográficos feitos na região do Porto Maravilha e do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Esses locais têm em comum um histórico de transformação urbana relacionada à implementação/ construção de museus. Expandem-se poeticamente essas considerações ao lembrarmos dos poetas Torquato Neto e Gilberto Gil, em Marginália II (1968):
 

“A bomba explode lá fora E agora, o que vou temer? Oh, yes, nós temos banana

Até pra dar e vender Olelê, lalá Aqui é o fim do mundo ...”

BIOGRAFIA

O Lâmina (2016) é uma parceria entre os artistas Gabriela De Laurentiis (São Paulo, 1987) João Mascaro (Campinas, 1987). Vivem em São Paulo. Trabalham a partir de elementos fotográficos, fílmicos e sonoros, perguntando sobre as tensões do espaço

– urbano, expositivo e/ou imagético. A primeira exposição individual dos artistas é “Camadas: narratividades visuais da violência” (2018). Para a realização destes trabalhos estabelcem um procedimento - repetido em outros projetos: de apropriação de suas próprias fotografias, para a criação de objetos tridimensionais. As obras da dupla foram exibidas, ainda, em exposições coletivas como “@_etcetc”, com curadoria de Élle de Bernardini, @_etcetc, “Triangular: Arte deste Século” - Casa Niemeyer , Brasília “(2019- 2020),“ 10o Salão de Artistas sem Galeria ”- Galeria Zipper, São Paulo e Galeria Orlando Lemos, Belo Horizonte (2019).

  

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube