top of page

paralela EIXO 2023

agendaa

GIOVANNA PIZZINI

São Paulo, Brasil.

participa da exposição presencial

mini bio

Giovanna Pizzini natural de São Paulo, é formada em Cinema e Audiovisual pela universidade CEUNSP- SP. Por meio da fotografia, performance, instalação, desenho, vídeo arte, a artista investiga processos dialéticos do corpo, em relação a outros matérias orgânicos, propondo através de confronto ou associações desses matérias, reflexões sobre o que está dentro e o que está fora.

sobre

Busco em meu processo de observação e cultivo do biomaterial scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras), que da origem ao chá da kombusha. Assim como em meus trabalhos com a argila, similaridades com a nossa própria impermanência humana e processos de vida. Relaciono arte e biologia em diversos suportes mas principalmente por meio da fotografia. Utilizo meu corpo como matriz para maior parte das obras, confronto ou associo essas matérias, formando obras que surgem da observação de possíveis camadas do não visível.

 

Entre Peles (2022)

Consinto em sentir, em explorar a matéria que me foi dada. Dela nasce o cerne, dela cria-se rupturas e é nela que espero o tempo.

O trabalho consiste em uma série de fotografias com o scoby (Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras), que aparece como uma película sobre a imagem.

Para esse resultado o scoby passou por um processo de fermentação, onde cresceu (por 18 dias) e em seguida foi colocado para secar, por fim foi sobreposto ao corpo da artista, que registou as imagens pelo visou da câmera e se utilizou de um timer.

Devir; (2022)

Fluxo permanente, movimento ininterrupto; devenir, vir a ser.

Os trabalhos consistem em uma série de fotografias que pertencem a série Devir. Em cada imagem das obras, a artista apresenta ações performáticas, onde relaciona de forma íntima a sua face, esculturas orgânicas criadas em argilas.

Parte do processo para a realização das esculturas, foi um embate da artista com a materialidade da argila, formando assim fragmentos das peças que ao todo dão origem as esculturas.

A também cavidades das matérias, vincos, vínculos, a partir de gesto e observação, tanto dos materiais usados (argila e a planta carnívora Nepenthes) quando ao próprio corpo, em relação a essas materialidades.

obras disponíveis

bottom of page