amanda LEITE

: minhas memórias lembram as suas?

[2018]

Disparo a questão do título a quem possa interessar. A partir de um conjunto de fotografias tiradas ao longo dos últimos oito anos, em lugares e tempos distintos, busco objetos, sopros de tempo, vestígios, esquecimento, pessoas... O que contamos sobre nós? De nós? Qual é a duração das histórias que narramos? O que antecede os dois pontos da pergunta e que move o projeto são as reminiscências. Ao rememorá-las tecemos novos fios, entre-lugares, partilhamos o sensível numa experimentação que se faz em processo. Se a memória é algo que passa pelo corpo e que afeta os nossos sentidos, aqui, o exercício é olhar para as fotografias com atenção, em estado de abertura. Depois, escolher uma das imagens e produzir uma pequena escrita. Uma frase, uma memória poética, uma escrita despretensiosa que dê passagem a sensações, deslocamentos, lembranças de percurso, histórias, narrativas (inventadas, imaginadas), aromas, sabores... O que as fotografias ativam em você?

Para participar basta acessar o Instagram do projeto :minhas memórias lembram as suas?

Os fragmentos irão compor a série e estarão disponíveis no site  da Amanda.

EIXO na Bhering > Circuito Interno de Dezembro

Para encerrar o ano com chave de ouro, a EIXO tem o prazer de apoiar os artistas Amanda Leite, Coletivo Gráfico RAM (Dalton Romão, Raoni Redni e Ricardo Bhering), Luiz Badia e Sandro Vieira que apresentarão suas ações virtuais, visuais, sonoras e tridimensionais na querida Fábrica Bhering, que mais uma vez nos recebe com todo o carinho.

A cada primeiro sábado do mês, acontece o CIRCUITO INTERNO BHERING - um convite para visitar ateliers, lojas e muito mais.
Quem vai à Fábrica, tem ainda a oportunidade de explorar os 10.000m² desse histórico prédio dos anos 30, repleto de história e inspiração - desde os corredores com antigas máquinas de chocolate ao famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio.

Siga a programação:

4º andar 
Amanda Leite apresentará a seu projeto interativo "Minhas memórias lembram as suas?" que vai mesclar poesia com a Rede Social Instagram.

Sandro Vieira fará uma instalação em torno das máquinas de chocolate. A mesma instalação já esteve montada no começo do ano e foi um sucesso.

5º andar

O Coletivo Gráfico RAM é um grupo formado por 3 artistas: Dalton Romão, Raoni Redni e Ricardo Bhering, que além de utilizarem a plataforma digital têm como discurso o olhar sobre o cotidiano da cidade. Uma das maneiras encontradas para comunicar isso, tem sido por intermédio de lambe-lambes. Farão uma ação com lambe-lambes.

Luiz Badia levará mais uma vez a perfomance sonora e visual que transita entre a pintura, performance, vídeo e som. A ação será em conjunto com o Coletivo Gráfico RAM.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle