Bo Ferraz.jpg

BO FERRAZ, Rio de Janeiro

Aquarela e bordado

SOBRE A PRODUÇÃO

Bo Ferraz chega ao bordado depois de anos dedicados a aquarela e á ilustração de livros infantis.Ao aportar entre as linhas, traz consigo as tradições de sua família: ensinamentos que lhe foram transmitidos matrilinearmente desde a infância e que fazem com que esta recente ancoragem entre os pontos do bordado não seja uma iniciação, mas um processo de intensa ebulição de saberes preservados em âmbito

privado ao longo das ultimas décadas. Bo- que, sem coincidência, nomeada por seus pais como Ariadna em homenagem á deusa do fio que permite correr labirintos-vem assim, bordando memórias,
segredos e hábitos das mulheres de sua família, da mãe , da avó, da irmã mais nova. Saudades e sororidades.

Os pequenos e delicados bordados em organza quase soltos sobre os desenhos aquarelados, costuram figuras femininas geminadas, silenciadas, cúmplices, chorosas e cheias de afetividades.

Transbordamentos de afetos que aparecem também nos seus múltiplos corações bordados em formatos alternados.


Texto: Clarissa Diniz / Dezembro 2019

MINI BIO

Sou artista visual resido e trabalho em meu atelier no Rio de Janeiro.
Minha poética transita entre a aquarela e o bordado .Para mim a fisicalidade do que crio é muito importante. O trabalho manual, o bordado, a maneira como são feitas as costuras, me remetem sempre a um tempo feminino de espera e delicadeza, que se unem á aquarela. Ambas as técnicas exigem uma maneira diferente de se relacionar com o tempo.
Nesta serie procurei através de um pensamento plástico, figurativo criar imagens em que procuro a materialização das projeções de vida feminina.
As imagens falam de encontro e afeto, memórias, fantasias , sonho e realidade; a organização do cotidiano os papéis expressivos considerados femininos em contrapartida aos papeis instrumentais masculinos, interpretados na nossa sociedade.

(Texto extraído do portfólio da artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.