Betty Zajdenwerg.jpg

BETTY ZAJDENWERG, França

Desenho

SOBRE A SÉRIE

Texto sobre o trabalho:

As obras desta série foram produzidas durante o período do primeiro confinamento, no início da pandemia que se instalou no planeta.

Obrigada a ficar em casa, com pouco contato real com as pessoas e ambientes, comecei a observar meu entorno com mais atenção e poesia. Enxerguei belas sombras que se projetavam; um traço elegante que se desenhava no ar; planos que se sobrepunham criando desenhos inesperados; material do qual me apropriei para construir esse trabalho.

São desenhos sobre papel, onde uso várias técnicas, sendo a de nanquim com bico de pena, minha preferida desde muito jovem, quando esse material me foi apresentado. Começo com uma forma escolhida e vou trabalhando essa forma com pontos, círculos, traços, grafismos variados, colagens. A intenção é ir criando uma multitude de planos que se sobrepõem , num processo de soma e subtração. Assim vão se formando minhas

paisagens/imagens abstratas,; paisagens inventadas.

Durante a fatura dos desenhos ,entro em total simbiose com eles; ficando num estado quase meditativo. É realmente uma viagem interna, onde estes se apropriam de mim e eu deles, num diálogo contínuo, até que a imagem esteja pronta a meus olhos.

Mini Biografia:

Desde pequena desenho. Minha paixão pela arte; o fazer; o criar surgiu muito cedo na minha vida e nunca mais me largou. Sempre quis fazer isso. Comecei trabalhando com moda e decoração, profissões onde eu podia exercer minha imaginação e criatividade. Comecei a frequentar o Parque Lage, onde fiz vários cursos e descobri novas possibilidades. Desde então venho praticando meu fazer artístico. Uso como referência para desenvolver meu trabalho formas da natureza ; raízes, troncos, galhos retorcidos, sombras e paisagens que atraem meu olhar. É um olhar que vaga; que vê e que transforma aquilo que captura. Essa transformação se dá por meio de interferências com gestos, colagens, recortes sobre a superfície do desenho/pintura/impressão, num processo de soma e abstração. O resultado são paisagens/figuras abstratas, paisagens que habitam meu imaginário.

(Texto extraído do portfólio da artista)

 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.