top of page
ArsenioGallinaroMONTAGEM.jpg

TRABALHOS

Série “Reflexos e Reflexões”

O reflexo é a imagem da realidade. A foto é a realidade do reflexo, é o reflexo capturado e consolidado em seu instante. O cérebro recebe sinais da realidade refletidos em espelhos e forma uma imagem, monta objetos reais que nos dá a percepção de um mundo organizado. A foto revela a realidade, desfragmenta o objeto, revela o que de fato chegou ao cérebro. Reflexos diferem da realidade, reflexos geram reflexões. O reflexo olhado desperta a imaginação. O reflexo fotografado induz a revelação. O reflexo motiva a reflexão. Todas essas fotos foram feitas em "uma tirada", isto é, o artista usou uma câmera automática simples, uma "point and shoot" como dizem os americanos. Não fez dupla-exposição, nem composição ou superposição de imagens. Foi "mirar e tirar". Depois fez apenas o balanço de cores no computador e o corte do gosto.

 

Reflexos e Reflexões 1 - 2022

fotografia de reflexos

66x59 cm

descrição do trabalho: Foto capturada no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. A imagem mostra elementos do exterior, como parte do prédio, árvores e lindo céu azul, refletidos sobre obras do artista Franz Krajcberg. O inusitado da cena, onde parte do subsolo do MuBE se une ao exterior, em um equilíbrio de tonalidades das cores e feições que remetem ao surrealismo, convida à reflexão sobre o inusitado e a beleza dos reflexos.

Reflexos e Reflexões 2 - 2022

fotografia de reflexos

82x59 cm

descrição do trabalho: Foto capturada em vitrine de loja perto do Camden Market, Londres. Esta imagem mescla objetos internos à loja com pessoas que param para observar as vitrines. Mostra em sua riqueza de detalhes a beleza inserida nos reflexos. Tijolos, os famosos bricks londrinos, emolduram a cena. Uma poltrona no centro da imagem, que se dissolve nos paralelepípedos da rua, domina a visão. Essa poltrona, junto a uma cortina que lembra palco de teatro, convida o espectador a sentar-se para aguardar o início do espetáculo e refletir sobre a cena, em toda sua beleza.
 

Reflexos e Reflexões 3 - 2022

fotografia de reflexos

77x59 cm

descrição do trabalho: Foto capturada em restaurante da Praça da Figueira em Lisboa, Portugal. Em lindo dia ensolarado o tradicional bonde, em imagem duplicada, se mescla com pessoas e mesas e cadeiras do restaurante. Essa cena de cotidiano contrasta objetos duplicados que denotam rapidez e agilidade, assim como os andaimes de construções ligeiras, com conceitos de paz, sossego e harmonia, que temos gravados em nossas mentes representados pelo bonde e praça onde pessoas tranquilas caminham, enquanto mesas e cadeiras vazias de restaurante ainda esperam pacientemente pelos comensais. A imagem nos convida a refletir sobre o prazer de flanar por esse espaço mágico.

Reflexos e Reflexões 4 - 2022

fotografia de reflexos

74x59 cm

descrição do trabalho: A foto foi obtida registrando-se os reflexos existentes nas portas e janelas do Royal Albert Hall, em Londres. A imagem mistura ambientes internos e externos na entrada sul do Royal Albert Hall. Assim, piso e parede da entrada do Salão, e edifícios, nuvens e árvores ao seu redor, são fundidos na mesma imagem. Colunas fundem-se com árvores, e também com edifícios, sob céu nublado, em várias camadas de superposição. O resultado é uma bela cena de traços etéreos que lembram imagens oníricas. A reflexão sobre cada trecho e camada da foto permite viajar nesse mundo fascinante dos reflexos.

Reflexos e Reflexões 5 - 2022

fotografia de reflexos

74x59 cm

descrição do trabalho: Foto obtida por registro de reflexos observados em janelas da Pinacoteca de São Paulo, Brasil. A imagem integra ambientes interno e externo a uma varanda superior da Pinacoteca. Assim colunas e paredes da Pinacoteca, e árvores do jardim externo, são mescladas em uma mesma imagem. Colunas se fundem com árvores, em várias camadas de superposição, o que resulta em linda cena de características etéreas como as imagens oníricas que nos trazem bons sentimentos e emoções.

Reflexos e Reflexões 6 - 2022

fotografia de reflexos

74x59 cm

descrição do trabalho: A foto foi obtida em janela de um pub, The Bricklayer ́s Arms, em Charlotte Street, Londres. A imagem superpõe, como que em camadas, diversas cenas do exterior do pub e do seu interior. Situado em esquina o reflexo junta imagens dos prédios ao redor ressaltando a arquitetura típica londrina essencialmente feita em tijolos, os famosos bricks. Reflexos que nos convidam a reflexões. Os bancos vazios no interior do pub são sinais de que a happy-hour ainda não começou, e os sedentos pedreiros de outrora que ainda poderiam estar assentando tijolos e logo mais estariam lotando espaços em busca do almejado pint of lagger, estão agora apenas sendo homenageados pelo nome do pub.

MINI BIO

Arsenio Gallinaro nasceu em São Paulo- SP, onde atualmente vive e trabalha. "Existe todo um universo de beleza escondida nos reflexos. Faço fotografia para revelar essas imagens. Meu trabalho de fotografia é focado exclusivamente em reflexos, a parte menos explorada do mundo da fotografia, porém muito além do simples reflexo em espelho d’água. Fotografo com um único clique o que vejo em janelas, vitrines, portas de vidro, ou outras superfícies refletoras. Não faço superposição, dupla exposição ou trabalho de pós edição. Não uso Photoshop ou similar para criar as diversas camadas de imagens que aparecem nas fotos. Uso apenas uma câmera tipo point-and-shoot ou celular no modo automático. Um único clique mesmo! O resultado são fotos de rara beleza e valor estético, que compõem e integram objetos do mundo interno e externo à superfície refletora. São composições de grande riqueza formal e cromática, verdadeiros quadros permitindo inúmeras interpretações, como as imagens de um teor surrealista evidente, ou belas cenas de traços etéreos como imagens oníricas que nos trazem bons sentimentos e belas emoções."

bottom of page