André Massena.jpg

ANDRÉ MASSENA, Santa Catarina

Desenho

SOBRE OS TRABALHOS

Texto sobre as obras enviadas

Os trabalhos propostos para a coletiva de 2021 são desenhos (nanquim sobre papel) de pinceladas gestuais rápidas e expressivas, beirando o abstrato. Estes desenhos procuram os limites entre a representação e a expressão, neles não me preocupo em representar uma imagem ou narrativa mas as sensações e emoções relacionadas a essa imagem.
 

MINI BIO

Artista plástico independente com formação no Bacharelado em Pintura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (2010) e pos-graduado na mesma instituição no curso de Especialização em Historia da Arte Moderna e Contemporânea (2011). André Massena já participou de diversos salões como: 16º Salão Nacional de Arte de Jataí; Arte Londrina 6 - Opções de Fim de Mundo; Bienal de Curitiba 17 (Galeria Airez - Coletiva Metanóia) e no 23º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, no qual foi condecorado com premio aquisição. Recentemente o artista recebeu o incentivo concedido pelo Itau Cultural através do micro edital: “Arte como Respiro” e também participo na 4 coletiva Eixo no ano de 2020. Comercialmente o artista trabalha através da parceria com arquitetos e designers e já vendeu para clientes de diversos países como, França, Inglaterra, Espanha, Austrália e Estados Unidos.

 

Sua poética hoje divide-se em 2 vertentes. Numa delas (a apresentada no ano de 2020) o artista trabalha com desenhos que referenciam a industria cultural permeada pela efervescência dos evento sociais e políticos ocorridos a partir do ano de 2013. A narrativa e estética do formato editorial jornalístico bem como das mídias sociais, são ilustradas através de sobreposições caóticas, contando muitas vezes com bordados que são feitos sobre os próprios desenhos. A segunda vertente de sua pesquisa (apresentada agora no ano de 2021) revela uma serie de desenhos rápidos e expressivos que beiram o abstrato. Estes desenhos procuram os limites entre a representação e a expressão, neles o artista não se preocupa em representar uma imagem ou narrativa, mas as sensações e emoções relacionadas a essa imagem. 

Observação da organização:

Os trabalhos expostos na exposição virtual, podem sofrer alterações de tamanho para não ficarem prejudicados a visualização pela web.