ANDRÉ MUSSI, Rio de Janeiro.
(conteúdo retirado do portfólio do artista)
BIOGRAFIA
ANDRÉ MUSSi NASCEU EM BLULMENAU, SANTA CATARINA E VEIO ESTUDAR NO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 80 ONDE RESIDE ATÉ HOJE.
FORMOU-SE EM ARTES CÊNICAS PELA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO E EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
SEU PRIMEIRO CONTATO COM FOTOGRAFIA VEIO NA INFÂNCIA, FREQUENTANDO O CINEMA DE SEU AVÔ, O CINE MUSSI, EM LAGUNA, SANTA CATARINA.
LÁ NO CINE MUSSI, ATRAVÉS DAS IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS QUE VIVENCIAVA, EXPERIMENTOU A RELAÇÃO DICOTÔMICA EXISTENTE ENTRE O ESCURO DO CINEMA E A PROJEÇÃO DAS IMAGENS ATRAVÉS DA LUZ.
A EXPERIÊNCIA COM O AUDIOVISUAL NA SUA INFÂNCIA FOI ENTÃO UM FATOR PREPONDERANTE QUE O LEVOU A ADQUIRIR UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA CANON (ANALÓGICA), E COM ELA FEZ VÁRIAS FOTOGRAFIAS DURANTE A SUA JUVENTUDE.
COM A AS CÂMERAS DIGITAIS PASSOU A TIRAR FOTOS MAIS INSTANTÂNEAS E A OBTER RESULTADOS MAIS IMEDIATOS DE SEUS REGISTROS FOTOGRÁFICOS.
SOBRE AS FOTOS PARA O PROJETO EIXO 2020
MINHAS FOTOS CABEM NO BOLSO, SÃO TODAS FEITAS COM UM SMARTPHONE.
NÃO ADOTEI A POSTURA DE UM FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, COM TODOS OS SEUS APETRECHOS. DESCOBRI QUE COM O APARELHO NO BOLSO, OS MEUS REGISTROS TORNAVAM-SE MAIS IMEDIATOS E ESPONTÂNEOS.
NO MEU DESLOCAMENTO URBANO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NESSE VAI E VEM DO DIA A DIA, JUNTO À MINHA SENSIBILIDADE E SUBJETIVIDADE, ME DEPAREI COM MOMENTOS IMPRESSIONANTES, POR ISSO CAPTURO ESSAS IMAGENS, QUE BROTAM NA MINHA FRENTE .
A PARTIR DA CÂMERA DE UM CELULAR LANÇO UM OLHAR PARTICULAR SOBRE ALGUMAS PAISAGENS DA CIDADE, BUSCANDO UM INSTANTE ÚNICO E SINGULAR.
FOTOGRAFANDO EM PRETO E BRANCO, CONSIGO OBTER BONS CONTRASTES ENTRE OS CONTORNOS DAS MONTANHAS, DA PRAIA , DO MAR, DO CÉU...., ENCONTRANDO ASSIM UMA GAMA DE TONALIDADES EXISTENTES DO PRETO AO BRANCO.
FICAM OS REGISTROS DO MEU OLHAR SOB A LUZ QUE REVELA TANTA BELEZA.