
paralela EIXO 2023
agendaa
ANA LEAL
São Paulo, Brasil.
participa da exposição presencial
mini bio
Proveniente de uma família patriarcal do Nordeste do Brasil, Ana Leal iniciou sua trajetória no mundo das artes quando decidiu, quase aos 50 anos, dedicar-se integralmente à sua antiga paixão: a fotografia. Com um olhar e uma perspectiva feminina, Leal concentra sua pesquisa em temas psicológicos.
Nascida em Recife e radicada em São Paulo, Leal é uma artista que trabalha principalmente com fotografia explorando temas de fragilidade, temporalidade e impermanência. Inspirada no impressionismo e no minimalismo, suas imagens compartilham uma estética abstrata.
Leal é vencedora do Gold Award no TIFA 2020 e do 15o Julia Margaret Cameron Award na categoria abstrata. Ela também recebeu uma Medalha de Bronze no ND Awards 2021 e Menções Honrosas no IPA 2021, Rotterdam Photo 2021, Prix de La Photographie Paris 2019 e The 15th Pollux Awards. Concluiu seu MFA na Miami International University of Arts and Design (2018) e o Curso de Fotografia Profissional na Escola Pan-Americana de São Paulo (2013). Seu trabalho faz parte do acervo do Florida Museum of Photographic Arts - FMoPA. Atua ainda como editora de conteúdo para a América do Sul na Lenscratch.
sobre
Série Acasos Tecnológicos
A série Acasos Tecnológicos aborda as falhas de inter-locução entre equipamentos digitais, à revelia da vontade humana. Os cortes em alto relevo trazem o traço da criação humana de volta à obra, levando a um resultado final onde acaso, intenção, o maquinário e humano convivem (quase) em harmonia.
A obra Sem Palavras aponta para incomunicabilidade crescente no mundo atual ao mesmo tempo que oferece todas as letras para que a comunicação se restabeleça.
A obra Fluxo consiste em caixas que medem 15cm x 15cm e que contam com uma macro-fotografia de um absorvente no verso e pequenos absorventes de acrílico vermelho que vão diminuindo de quantidade até não sobrar nenhum.