
TRABALHOS
Minha pesquisa se baseia na exploração da cor, das formas, planos, linhas e espaços-paisagens da cidade, tanto relacionados à natureza quanto às estruturas arquitetônicas. O processo de trabalho se dá a partir da observação recorrente desses espaços, percorridos e vivenciados, e apresenta a construção de um lugar próprio que se faz na pintura. No caso das paisagens, vou abstraindo e deixo “rastros” a serem descobertos enquanto que, no espaço construido a partir de formas da arquitetura da cidade, a matéria tem papel importante na construção do trabalho. A pesquisa dessa matéria me leva à experimentação de diferentes formas e uso de materiais com os quais procuro a luz/brilho contrapondo à opacidade, a sensorialidade de cor, da matéria, que me permitem uma reflexão e onde as linhas entram sutilmente na composicão do trabalho, trazendo um interesse meio escondido ao mesmo tempo que interferem no todo.
Campo
Acrílica e carvão s/tela. 30x40cm.
Paisagem
Acrílica e carvão s/tela. 64,5x103,5cm.
Pedra baú I
Acrílica e carvão s/tela. 30x40cm.
Pedra baú
Acrílica e carvão s/tela. 64x103cm.
Sem título VII
Acrílica, carvão e pigmento s/papel. 21x21cm.
Sem Título #58
Acrílica e carvão s/tela. 98x69cm.
Sem Título #61
Acrílica e carvão s/tela. 50x70cm.
Sem Título #66
Acrílica s/tela. 60x90cm.
Sem título #71
Acrílica, bastão gel e gesso s/tela. 40x40cm.
Sem Título #72
Acrílica, bastão gel s/tela. 40x40cm.
Sem Título #74
Acrílica carvão. 40x40cm.
Sem Título #82
Acrílica, carvão e bastão s/tela. 55x90cm.
Sem Título #84
Acrílica, carvão e gel medium s/tela. 39x39cm.
Sem Título #85
Acrílica e carvão s/tela. 39x39cm.
MINI BIO
Ana Gentil vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Artista visual com formação em Comunicação Visual/Artes Plásticas e Licenciatura em Artes, trabalhou como designer gráfica e designer de estampas – têxtil, sendo esta desenvolvida hoje paralelamente com a Pintura. Professora de Desenho e Pintura - práticas no ateliê, e Online - Curso de Arte – Dos Impressionistas aos Modernos.
Sua pesquisa parte da exploração da cor, da luz, dos planos, linhas e espaços-paisagens da cidade, tanto relacionados à natureza quanto às estruturas arquitetônicas. Por meio do processo de trabalho que se dá a partir da observação recorrente desses espaços, apresenta a construção de um lugar próprio que se faz na pintura. Utiliza acrílica, óleo, carvão e outros materiais, sobre tela e papel, monotipias, desenhos e estamparia têxtil.
Participa e participou de cursos e encontros de discussão sobre Arte e Pintura com Paulo Pasta, Manoel Fernandes, Rodrigo Naves, e Germana Monte-Mór entre outros. Expôs em vários Salões de Arte Contemporânea, em exposições coletivas e individuais no Brasil. Internacionais em Lisboa, na Colorida Art Gallery, 2016 e na 3ª BIENAL de Assunção - março, 2020.